Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – WZO

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Todo ano, no dia 27 de janeiro, é observado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Neste dia, em 1945, soldados da 1ª Frente Ucraniana libertaram os prisioneiros remanescentes do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1,1 milhão de pessoas foram mortas, incluindo aproximadamente 960.000 judeus. No total, o Holocausto reivindicou […]

Holocaust Remembrance Day. January 27. Vector illustration. Blue Star of David, Yellow Star of David. Holocaust Remembrance Day symbol. Yellow badge, Jewish star, World War II Remembrance Day

Todo ano, no dia 27 de janeiro, é observado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Neste dia, em 1945, soldados da 1ª Frente Ucraniana libertaram os prisioneiros remanescentes do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1,1 milhão de pessoas foram mortas, incluindo aproximadamente 960.000 judeus. No total, o Holocausto reivindicou a vida de um terço do povo judeu – mais de 6 milhões. Esse número está consagrado nas sentenças dos Julgamentos de Nuremberg (1945-46), após os processos judiciais contra os líderes da Alemanha nazista. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A Resolução nº 60/7 de 1º de novembro de 2005, declara que ‘o Holocausto, que levou ao extermínio de um terço do povo judeu e incontáveis membros de outras nacionalidades, sempre servirá como um alerta para todas as pessoas sobre os perigos inerentes ao ódio, intolerância, racismo e preconceito…’. A resolução para estabelecer o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi iniciada por Israel, Canadá, Austrália, Rússia, Ucrânia, EUA e coautorada por mais de 90 outros estados. Este ano, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ocorre contra o pano de fundo da tragédia que ocorreu em Israel em 7 de outubro de 2023. No massacre orquestrado pelo HAMAS, mais de 1.400 pessoas foram mortas. Este é o maior assassinato em massa de judeus desde o Holocausto e levou a um aumento acentuado no antissemitismo, inclusive em países da civilização e cultura ocidental. O slogan ‘Do rio ao mar, a Palestina será livre’ e chamadas diretas para o genocídio de judeus sob o disfarce da liberdade de expressão foram considerados legítimos em campi universitários. Funcionários da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Socorro e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo) acolheram e até participaram dos assassinatos e sequestros de israelenses. O Tribunal Internacional em Haia assumiu uma ação judicial da África do Sul contra Israel sob acusações de genocídio palestino. Estas e outras evidências sugerem que a consciência pública ainda está permeada de antissemitismo e todas as declarações da ONU e outras organizações internacionais sobre a importância de lembrar as vítimas do Holocausto se tornaram declarações vazias hoje.

27 Jan 2024
2 min read
264
Notícias

Ler mais

Inapto para o serviço profissional

Inapto para o serviço profissional

Além da declaração escandalosa de que o ataque terrorista do HAMAS em 7 de outubro "não aconteceu num vácuo", o atual Secretário-Geral da ONU, António Guterres, acrescentou algo novo.
Ivrit Lab

Ivrit Lab

No ,mês de maio tivemos mais um encontro do projeto Ivrit Lab.Ivrit Lab é um projeto para que os amantes da língua hebraica possam conversar e ter um espaço para desfrutar da lingua.
O Projeto Geula já tem as suas primeiras 25 participantes

O Projeto Geula já tem as suas primeiras 25 participantes

No día 17 de agosto, o Juri central da Organização Sionista Mundial se reuniu em Israel para realizar a última etapa de seleção das candidatas para participar do projeto Geula que promove a liderança joven por meio de mulheres que promoverão a Aliá em suas respectivas comunidades.